sábado, 4 de janeiro de 2020

Matemática - Educação financeira

Perguntar aos alunos quem sabe qual o valor do salário mínimo, e quem sabe quanto será o valor para o próximo ano, ouvir as sugestões e anotar na lousa, falar sobre o símbolo que representa nosso dinheiro e o quais nomes nosso dinheiro já teve até os dias de hoje, falar sobre o arredondamento dos valores, porque isso acontece? depois propor uma atividade colocando várias quantias na lousa para que eles façam no caderno o arredondamento : 1,99-15,90-47,90-2,99-1,19--19,90-25,90-199,99, etc.
Depois falar sobre a representação das casas decimais : apresentei os seguintes valores para reflexão e leitura - 0,01-que valor é esse? -0,10 e esse? -1,00-10,00-100,00.Ao mudarmos a vírgula alteramos o valo?porque?Qual a importância da virgula nas somas em dinheiro?Depois oferecer aos alunos um jornal de ofertas onde eles terão que anotar alguns valores quebrados e ao lado fazer o arredondamento.Pode-se pedir também que eles montem 3 listas a partir do jornal de ofertas, uma lista com produtos de limpeza, outra lista com legumes e verdura e outra com bebidas, a proposta é anotar o nome dos produtos e os valores ao lado com  e sem arredondamento, podendo utilizar a calculadora.Também lançar outro desafio de calculo, perguntando sobre cada lista, se você comprar 4 amaciantes gastará quanto? e se comprar 2 k de frutas gastará quanto? e 3 litros de uma bebida gastará quanto?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aula Remota 126

 Atividade de observação de imagem " O Presépio de Natal", enviar aos alunos um resumo de texto, enviar a imagem de um presépio, e...